Na passada semana foi realizada uma reunião no âmbito do Programa Nacional de Saúde Escolar (PNSE) numa escola primária, contando com a presença da técnica de Saúde Ambiental, da Higienista Oral e de uma Enfermeira. Estas reuniões neste âmbito destinam-se à caracterização de atividades do PNSE, compatibilizando horários entre todos os participantes.
No decorrer da reunião foi acordado que poderia-se começar a fazer a escovagem dos dentes às crianças dos 5 anos, num grupo de 25 alunos, uma vez que nos anos anteriores já se tinha introduzido outras crianças com idades superiores. Este papel destina-se à higienista oral.
Quanto ao tema da alimentação, pretende-se fazer uma história sobre este tema e introduzir-se na escola, como aprendizagem e suporte educativo para os docentes, papel este que pertence à enfermeira.
Por fim, foi feita referência à ação de formação para manipuladores de alimentos no Centro de Saúde, que irá decorrer nas férias da Páscoa, tendo como objetivo reforçar os conhecimentos de Higiene e Segurança Alimentar, bem como a importância dos manipuladores de alimentos, como atores da cadeia alimentar, salvaguardando a segurança dos alimentos.
Aproveitando a deslocação ao estabelecimento de ensino, foi realizada uma vistoria no âmbito do Programa de Vigilância das Acessibilidades e Condições Higio-Sanitárias dos Estabelecimentos de Educação e Ensino, foi verificado algumas incorreções como:
- Falta de acessibilidades a alguns acessos do estabelecimento a pessoas com mobilidade reduzida;
- Falhas no armazenamento e acondicionamento de géneros alimentícios.
É cada vez mais frequente existir uma preocupação com o bem-estar das crianças, visto que estas são um grupo vulnerável, precisando das melhores condições para se desenvolverem e aprenderem. O desenvolvimento e aprendizagem na fase jovem ocorre principalmente nas escolas e como tal, estas devem frequentar escolas seguras a todos os níveis, tanto em acessibilidade, segurança e higiene.
É necessário a intervenção do Técnico de Saúde Ambiental para vistoriar este tipo de estabelecimentos, de modo a combater os diversos problemas relacionados com a saúde e bem-estar das crianças, de modo a obterem um espaço saudável e seguro para a sua aprendizagem.
Até à próxima publicação!
Sem comentários:
Enviar um comentário