Na semana passada foi realizada uma reunião no Centro de Saúde de Sete Rios, da Unidade de Saúde Pública do ACES Lisboa Norte, contando com a presença de todos os profissionais que participem no Programa de Saúde Escolar: médicos de saúde pública, enfermeiros, higienistas orais, assistentes sociais, psicólogos e técnicos de Saúde Ambiental.
Na reunião foram abordadas as várias atividades que irão decorrer ao longo de todo o ano, bem como todas as barreiras e dificuldades surgidas no contacto com algumas escolas.
No desenrolar da reunião foram acordadas algumas atividades como:
- Integração da escovagem dos dentes às crianças dos 5 anos (papel da hienista oral);
- Avaliação das condições de acessibilidades e higio-sanitárias das escolas (papel da técnica de saúde ambiental);
- Acção de formação aos manipuladores de alimentos (papel da técnica de saúde ambiental);
- Plano de vacinação (papel dos enfermeiros);
- Promoção da saúde (alimentação saudável, educação sexual, recreios saudáveis; bulling; etc.).
Na minha opinião estas reuniões são extremamente importantes, pois permitem uma maior proximidade com os diversos profissionais de saúde, de modo a compreender qual as atividades que desenvolvem e o papel de cada um. É um modo de expor tudo aquilo que se tem vindo a desenrolar, bem como as dificuldades que foram surgindo, por forma a resolver os problemas, discutindo cada tema em particular.
A experiência foi bastante positiva, pois nunca tinha participado neste tipo de eventos. Conheci mais profissionais de cada área da Saúde Pública, permitindo o convívio e dinâmica de grupo.
Sem comentários:
Enviar um comentário