sábado, 2 de novembro de 2013

Recreios Escolares - Prevenção de Acidentes!

Olá caros leitores,
Hoje vou voltar a falar sobre a Saúde Escolar, pois os últimos dias têm sido passados a realizar a avaliação dos acidentes escolares do ano letivo anterior: 2012/2013.
Como já referi numa das minhas publicações anteriores, o Programa de Saúde Escolar é importante não só pelo papel que desempenha na promoção da saúde, prevenção, resolução ou encaminhamento dos problemas detetados, mas também pelo contributo na criação das condições ambientais adequadas e relacionais na escola, favorecedoras da saúde e bem-estar da comunidade e consequentemente do seu sucesso educativo e pessoal.
É na infância e na adolescência que se adquirem as atitudes e comportamentos que perduram pela vida fora, daí a importância que os serviços de saúde atribuem à sua intervenção.

O Programa de Vigilância das condições de segurança, higiene e saúde nas escolas, pretende-se através de uma avaliação dos riscos conhecer a vulnerabilidade das instalações, dos equipamentos e do ambiente com o objetivo de os eliminar, ou quando tal não seja possível, de as minimizar. Este procedimento implica um diagnóstico da situação, a elaboração de relatório, a proposta de correções e o natural envolvimento das entidades responsáveis pelo estabelecimento na adoção das soluções necessárias e viáveis.
A avaliação global das condições de segurança, higiene e saúde é feita de acordo com um formulário a partir de um conjunto de critérios devidamente ponderados.
Após o preenchimento do formulário é feito um diagnóstico da situação dos acidentes em meio escolar e peri-escolar, fazendo uma avaliação exaustiva dos valores de cada escola, para depois serem comparados aos anos anteriores e serem reconhecidas as escolas com mais acidentes escolares, para posteriormente serem trabalhadas.
Um dos locais onde ocorrem mais acidentes é nos recreios escolares, com a queda a ser mais frequente. Assim é necessário tomar medidas para atenuar o risco de acidente.
Crianças no Recreio Escolar
Crianças no escorrega



As escolas têm um grande potencial pedagógico desvalorizado: os espaços e os tempos de recreio. Toda a sua dinamização implica gastos acrescidos às despesas da escola (preservação, embelezamento e supervisão). No dia-a-dia não damos conta do poder educativo das zonas exteriores das escolas. Essas áreas deveriam contudo, ser diversificadas. O espaço do recreio está esquecido e não identificado, com espaços reduzidos, sem equipamentos de jogo, são espaços monótonos, aborrecidos, que parecem estar associados a comportamentos agressivos (Bullying).
Os espaços de recreio deveriam ser melhorados tendo em atenção os recursos disponíveis, objectivos a atingir e dinamização de todos os interessados, incluindo até a própria comunidade.
Para a concretização de um espaço ideal de recreio na escola, deverá segundo Pereira, Neto e Smith (1997) existir uma planificação dos espaços de jogo, pressupondo a constituição de uma equipa polivalente, constituída por professores, director ou conselho directivo, grupo de alunos com diferentes perspectivas sobre estes espaços e serviços técnicos com especialização (arquitecto ou engenheiro). Mas sempre que o objectivo seja melhorar as condições existentes, é necessário observar o uso dado pelas crianças em cada local da escola, questioná-las sobre o que gostariam de ter nos recreios, e sobretudo envolvê-las no projecto.
Devido ao facto das crianças viverem em meio urbano, têm um modo de vida muito sedentário, passando demasiado tempo sentadas em frente à televisão ou ao computador, comportamentos esses provocados pela falta de espaços e equipamentos adequados à promoção da actividade física. A escola revela-se assim como um dos espaços privilegiados para motivar a criança e atrair o seu interesse para as práticas corporais saudáveis.

Sugere-se que no recreio exista:
- Momento de descontracção no pátio, como: danças, músicas, apresentações dos alunos e brincadeiras;
- Momento de aprendizagem, como: actividades físicas no pátio, actividades de leituras na sala de leitura e aulas de computação e pesquisas nas salas de informática;
- Actividades com jogos educativos e dinâmicas no pátio da escola: recuperação e o desenvolvimento de Jogos e Brincadeiras Tradicionais;
- Incentivar os alunos à reciclagem: projecto lúdico com atribuições de prémios ás crianças que façam a reciclagem;
- Incentivar os alunos ao projecto Eco-Escolas: cultivo e plantações de alimentos/plantas nas escolas.

Melhorando o recreio, a criança transformará o seu comportamento, pois vê-se estimulada, e com resposta às necessidades do seu desenvolvimento.
É reconhecido o esforço dos profissionais de saúde na intervenção da saúde escolar, notando-se uma diminuição de acidentes escolares, ao após anos. É necessário uma maior promoção da saúde a todos os níveis, pois ainda se verifica alguns acidentes prejudiciais à saúde das crianças e jovens, visto o hospital ser o local mais frequente para o seu tratamento. Apesar de maior parte deles não precisarem de internamento e não se verificarem óbitos.
Equipamentos inovadores, muitas vezes propícios a acidentes

Até à Próxima Publicação!

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