quarta-feira, 6 de novembro de 2013

O "Bichinho"!....Borboleta Caveira

Olá Caros Leitores,

Hoje visitei uma Escola Básica, procedente de uma queixa de um "Bichinho" no recreio do estabelecimento de ensino. 
Pois é quando chegamos ao local, visualizamos através de fotos o tal animal desconhecido e tão falado. Inicialmente até pensava que seria algo semelhante à lagarta do pinheiro, mas quando vi as fotos nem queria acreditar no que via. Como é que aquele "Bichinho" foi parar ao recreio da escola, em pleno centro de Lisboa? Nunca ninguém tinha visto tal coisa, era totalmente desconhecido e sinistro.
Tão sinistro que tive curiosidade de pesquisar mais sobre a tal lagarta, ao longo de algum tempo de volta do computador lá encontrei a espécie do "Bichinho" desconhecido.
 
Fig.1 - Lagarta - Borboleta Caveira

Nome científico: Acherontia atropos
É uma das maiores e mais pesadas borboletas da Europa, sendo também uma das mais belas e icónicas existentes.
Fig.2 - Borboleta da Morte
O nome em português vem da tradução do inglês “Death's-head Hawkmoth”, borboleta caveira ou borboleta da morte como é conhecida, é assim conhecida pela mancha que tem no tórax em forma de uma caveira humana. 
É uma mariposa grande (9 a 13 cm de envergadura de asas) com características únicas. Uma delas é o zumbido que elas produzem quando molestadas, outra é a capacidade que ela tem de enganar as abelhas. 
A borboleta caveira alimenta se de mel, e para conseguir o nutritivo néctar, elas entram nas colmeias e imitam a abelha rainha, zumbindo e dançando como se tratasse da rainha das abelhas, e assim consegue alimentar se sem que as abelhas lhe façam mal. Como todos os lepidópteros, a borboleta caveira também passa por uma fase larvar no início de vida. As borboletas adultas colocam os seus ovos debaixo das folhas de plantas hospedeiras que serão o alimento das lagartas. As lagartas da borboleta caveira alimentam se de uma grande variedade de plantas como as Solanacea (batateira, tomateiro, tabaco, etc.), Verbenaceae (plantas conhecidas por ter flores muito pequenas como as "ciganas"), Oleaceae (oliveiras), entre outras. As lagartas são glabras, com cores vivas variadas mas são predominantemente verdes, castanhas e amarelas. Tem um apêndice mole, em forma dum corno no último segmento. 
A lagarta, quando molestada, produz uns "clicks" com a mandíbula. No estado larvar, só pensam em alimentar-se, até atingirem os 12-13 cm de comprimento, depois escavam uma pequena galeria no solo onde se dá a metamorfose. 

É uma migradora e pode percorrer 500 km de uma só vez. Vem de África até à Europa na primavera e a nova geração emerge em Setembro e Outubro.
As lagartas da Borboleta-caveira têm a particularidade de serem um dos poucos insetos que imitem um som estridente (semelhante ao da cigarra), principalmente em caso de defesa.
Fig.3 - Lagarta - Borboleta Caveira



Na mitologia grega Atropos era uma das três Moiras que traçavam o destino dos deuses, fabricando, tecendo, e cortando o fio da vida a todos os indivíduos. Já o género Acherontia deriva do nome Acheron, um rio grego que na mitologia grega era conhecido como o rio da dor e era um dos cinco rios do submundo grego. Em algumas culturas acredita-se que ao avistar-se esta borboleta, algo de muito grave ou até mesmo a morte "visitará" quem a avistou. Será apenas um mito ou verdade? Pessoalmente não visualizei o tal "Bichinho" como a professora referia, somente em fotografias quando chegamos ao local. Mas de fato tínhamos alguma razão em ser assim tão sinistro.

Fica então esta informação e curiosidade sobre este "Bichinho" que pelos vistos é inofensivo e não é tão prejudicial para as crianças como se pensava.
Como podem ver a Saúde Ambiental é um mundo de aprendizagem dia após dia, tendo sempre histórias diferentes para contar!

1 comentário: