domingo, 2 de março de 2014

Lookcloser para a Higiene, Saúde e Segurança no Trabalho

Caros leitores,

        Devido ao facto de encontrar-me a estagiar numa empresa de Higiene, Saúde e Segurança no Trabalho (HSST) achei pertinente dar a conhecer um pouco esta área em vasta expansão e extremamente importante em matéria de Saúde Ambiental.


Fig.1 - Esquema de SHST (Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho)  1
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a maioria da população mundial (58%) gastam um terço da vida adulta no trabalho contribuindo ativamente para o desenvolvimento e o bem-estar de si mesmos, das suas famílias e da sociedade. Podendo ter um efeito adverso ou positivo no trabalho sobre a saúde do trabalhador. As circunstâncias de trabalho mais favoráveis ​​fornecem saídas para atender às necessidades da vida, tendo também um impacto positivo na saúde social, psicológica, física e bem-estar. Ao mesmo tempo, um elevado nível de saúde e segurança no trabalho contribui para o aumento da produtividade, objetivos e materiais, fornecendo qualidade e desempenho na vida de trabalho. Apesar disto, as condições e ambiente de trabalho para muitas operações ainda podem envolver um perigo distinto e até mesmo graves para a saúde, podendo reduzir o bem-estar, a capacidade de trabalho e tempo de vida dos trabalhadores. 2
Outro bom exemplo é a Carta de Ottawa, redigida em 1986.3 Até meados do século 20, as condições de trabalho nunca foram levadas em conta, sendo sim importante a produtividade, mesmo que tal implicasse riscos de doença ou mesmo à morte dos trabalhadores. Para tal contribuíam dois fatores, uma mentalidade em que o valor da vida humana era pouco mais que desprezível e uma total ausência por parte dos Estados de leis que protegessem o trabalhador. Apenas a partir da década de 50/60, surgem as primeiras tentativas sérias de integrar os trabalhadores em acividades devidamente adequadas às suas capacidades.
Atualmente em Portugal existe legislação que permite uma proteção eficaz de quem integra atividades industriais, ou outras, devendo a sua aplicação ser entendida como o melhor meio de beneficiar simultaneamente as empresas e os Trabalhadores na salvaguarda dos aspetos relacionados com as condições ambientais e de segurança de cada posto de trabalho. 4
Fig. 2 - Participação dos trabalhadores em formações.5
A Estratégia Global da OMS para a Saúde para todos no ano 2000, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e outras, defendem que cada cidadão do mundo tem o direito a um trabalho saudável e seguro, num ambiente de trabalho que cada um tenha a oportunidade de viver numa vida social e economicamente produtiva. Praticamente todos os países ainda estão longe deste objetivo, evidenciado pelo elevado número de acidentes e doenças ocupacionais.2,6 Assim, de acordo com as novas estratégias das organizações das Nações Unidas, em particular a OMS e as estratégias adotadas em muitos Estados-Membros, e tendo em vista as limitações de recursos financeiros e humanos, uma estratégia global para a saúde no trabalho para todos deve ser executada, tanto quanto possível, em colaboração com outros organismos, programas e organizações interessadas em lidar com as questões de saúde dos trabalhadores. Apesar das grandes diferenças nos níveis de segurança e saúde no trabalho e do tipo e da ocorrência de problemas de saúde ocupacional, também é necessária uma estratégia nacional de cada país.7

A Segurança e Higiene no Trabalho é um imperativo ético no mundo empresarial para além de uma obrigação legal da entidade empregadora. 
Visando a prevenção dos riscos profissionais e a promoção da saúde dos trabalhadores, todas as entidades devem organizar as atividades de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho, no entanto, a Higiene e Segurança no Trabalho deve ser encarada como um investimento e não como um custo e, tem como objetivo promover um programa de prevenção de riscos profissionais, contribuindo para a redução das taxas de absentismo e sinistralidade, aumentando os índices de motivação dos colaboradores e consequente aumento de produtividade.
A higiene e a segurança são duas atividades que estão intimamente relacionadas com o objetivo de garantir condições de trabalho capazes de manter um nível de saúde dos colaboradores e trabalhadores de uma empresa.
A higiene do trabalho propõe-se combater, dum ponto de vista não médico, as doenças profissionais, identificando os fatores que podem afetar o ambiente do trabalho e o trabalhador, visando eliminar ou reduzir os riscos profissionais (condições inseguras de trabalho que podem afetar a saúde, segurança e bem estar do trabalhador). A segurança do trabalho propõe-se combater, também num ponto de vista não médico, os acidentes de trabalho, quer eliminando as condições inseguras do ambiente, quer educando os trabalhadores a utilizarem medidas preventivas.

Para uma melhor compreensão sobre esta temática, pretendo publicar ao longo do meu blog vários filmes do Napo. E o que é isso? O Napo é uma ideia original de um pequeno grupo de profissionais de comunicação no domínio da saúde e segurança no trabalho que responde à necessidade de produtos de informação de alta qualidade, que rasguem as fronteiras nacionais e vão ao encontro das diferentes culturas, línguas e necessidades práticas das pessoas no local de trabalho. O papel do Napo e dos seus amigos consiste em alertar para a saúde e segurança no trabalho, através das suas personagens simpáticas, de histórias engraçadas e de uma abordagem humorística e ligeira. “Segurança com um sorriso” é o contributo do Napo para locais de trabalho melhores, mais seguros e mais saudáveis. Cada filme é co-produzido por diversas instituições europeias. A Agência Europeia para a Segurança e a Saúde no Trabalho, com sede em Bilbau, Espanha, financiou o desenvolvimento do sítio Web.8

Durante o meu período de estágio vou participar em diversas atividades realizadas na empresa, algumas em serviço externo (vistorias) e outras em trabalho "back office". A CentralMed engloba todas as vertentes da Higiene e Segurança no Trabalho contendo competências e uma capacidade que lhe permite oferecer aos seus clientes um amplo conjunto de serviços, nomeadamente:
  • Identificação de Perigos e Avaliação de Riscos;
  • Auditorias internas no âmbito da Higiene e Segurança no Trabalho;
  • Plano de Prevenção de Riscos Profissionais;
  • Participar na elaboração do plano de emergência interno;
  • Elaboração de Ficha de Identificação de Perigo, por Posto de Trabalho;
  • Elaboração do Plano de Controlo de Riscos, com medidas corretivas e preventivas para as situações avaliadas e de acordo com a legislação em vigor;
  • Supervisionar o aprovisionamento, a validade e a conservação dos equipamentos de proteção individual, bem como a instalação e a manutenção da sinalização de segurança;
  • Informação/formação sobre Segurança e Higiene no Trabalho (SHT);
  • Apoio na elaboração da Consulta SHT aos trabalhadores;
  • Organizar os elementos necessários às notificações obrigatórias;
  • Informação na fase de conceção de instalações, processos e postos de trabalho ou alterações aos mesmos;
  • Relatório Anual das Atividades dos Serviços de SHST – Relatório Único;
  • Elaborar as participações obrigatórias em caso de acidente de trabalho ou doença profissional e o respetivo relatório;
  • Recolher e organizar elementos estatísticos relativos à segurança e à saúde no trabalho.
  • Coordenar ou acompanhar auditorias e inspeções internas.9
Referências:

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