Desvendar o que senti?
Destacar o que aprendi?
Será possível?
As experiências foram permitindo a segurança dos meus passos...
Os sentimentos permitiram-me ir mais além...
As teorias guiaram-me na escuridão do desconhecido...
Um estágio, um investimento, uma aprendizagem!
Só...?!
Paula Marques
Caros leitores,
Em todos os instantes das nossas vidas estamos sempre a aprender algo, de forma consciente ou inconsciente, formal ou informal, entretanto, gostaria de destacar um momento que contribuiu significativamente para a minha formação académica: o Estágio Curricular III.
Como sabem, este foi realizado no Centro de Saúde de Sete Rios, em Lisboa. O facto de estar numa cidade maravilhosa, tão extensa e com uma população em constante crescimento (segundo os censos de 2011, a região de Lisboa cresceu 6% entre 2001 e 2011 e é onde está concentrada 26,7% da população portuguesa), despertou-me bastante interesse em saber qual a vida do Técnico de Saúde Ambiental nesta cidade.
“Portugal é Lisboa, o Resto é Paisagem”
Eça de Queirós
Será possível transmitir um pouco do quão importante foi para mim a experiência de estágio? O crescimento que senti, a autonomia que consegui, a confiança que desenvolvi...As práticas que vi pautadas pelo desejo da conquista de uma identidade pessoal e profissional?!
Para Marcelo Bastos, "o estágio é a ponte entre a teórica e a prática". Considero esta fase fundamental no nosso desenvolvimento profissional e com repercussões e ensinamentos que, com certeza, levaremos para toda a nossa carreira profissional.
Este estágio proporcionou-me a obtenção e o desenvolvimento de competências em diferentes áreas, designadamente: Segurança Alimentar; Águas; Saúde Escolar; Resíduos; entre outras. Permitiu-me ainda, tomar conhecimento das diferentes realidades e das dificuldades sentidas pelos profissionais de saúde, em especial os Técnicos de Saúde Ambiental, bem como uma partilha de conhecimentos, de experiências e de reflexão sobre diversos aspetos.
Chego ao fim desta etapa e constato que a dedicação que mostrei levou a uma significativa evolução ao longo deste percurso académico. Sinto-me muito feliz por saber que a Saúde Ambiental, de uma maneira ou de outra, faz parte da minha vida, sinto que esta é a profissão ao qual me identifico e não me arrependo de ter escolhido este curso, muito pelo contrário.
O estágio foi sem dúvida um momento de crescimento tanto profissional quanto pessoal e que só foi possível, pois não estive sozinha nesta caminhada. Resumo num trabalho muito produtivo e harmonioso ao lado da minha orientadora de estágio Drª. Helena Correia, onde tive a oportunidade de aprender muito com ela e com certeza também aprendemos juntas em espírito de parceria.
Posso dizer que adorei o estágio, contactei com pessoas extraordinárias e muito simpáticas, aprendi e realizei muitas atividades. Apesar de demorar cerca de 2 horas a chegar a casa e andar cansadíssima, o esforço foi muito compensatório, pois a área de Saúde Pública é muito vasta e diversificada, possibilitando a oportunidade de abranger várias áreas em dias distintos.
Apesar da situação atual do país e da dificuldade de empregabilidade nos serviços de saúde, tenho esperança que um dia esta realidade mude e venha a exercer a profissão de Técnica de Saúde Ambiental numa Unidade de Saúde Pública.
Antes de me despedir, não posso deixar de fazer uma crítica construtiva, penso que o tempo de contacto é escasso, deveria ter duração de pelo menos 3 meses, pois ficaram muitos tópicos por desenvolver, muitas ideias por aprofundar e uma autonomia para crescer. Espero, no entanto, adquirir todas essas competências na minha vida profissional, não obstante este estágio foi o ponto de partida para esta longa caminhada.
É difícil de exprimir todas as emoções sentidas durante esta etapa, não há palavras que
possam descrever tudo o que sentimos. Ficam as lembranças de dois meses memoráveis,
ficam os conhecimentos adquiridos, e ficam as amizades criadas com
todos os intervenientes deste processo.
que seja linda e louca a nossa história,
pois o valor das coisas não está no tempo
que elas duram, mas na intensidade
com que acontecem. Por isso existem
momentos inesquecíveis, coisas
inexplicáveis e pessoas incomparáveis.”
Fernando
Pessoa
Palavras Finais
As palavras finais são agradecimentos a todos aqueles que tornaram possível a concretização desta nova etapa da minha vida académica,
- Aos meus pais, irmão e avós, que desde sempre criaram as melhores condições para que eu pudesse atingir os meus objetivos;
- À Drª. Helena Correia, que sempre me ajudou e proporcionou, a larga escala, inúmeras experiências e aprendizagens. Posso afirmar que ela foi a pessoa que mais me fez crescer ao longo deste estágio, pois sem ela nada disso seria possível. Obrigada pela disponibilidade, simpatia, paciência, amizade e confiança que depositou em mim. É uma TSA exemplar e uma pessoa extraordinária;
- Prof. Raquel Rodrigues dos Santos, uma pessoa profissionalmente muito competente e acessível, disponível e comprometida com a minha aprendizagem, sendo um outro elo importantíssimo no meu percurso académico;
- Drª. Regina Dias, Drª. Sílvia Duarte e Drª. Sofia Barata, pela simpatia, hospitalidade, paciência e amizade. Gostei imenso de as conhecer. Obrigada pelos desabafos, conversas, almoços e experiências.
Obrigada a todos!!!
Foi sem dúvida uma etapa marcante no meu percurso académico, que certamente vai deixar SAUDADES!
“A
vida é uma contínua e inacabada forma de aprendizagem”
Zeferino
Rocha
Sem comentários:
Enviar um comentário